Fundap

A Fundap é um órgão de consultoria, formação e pesquisa, vinculado à Secretaria de Gestão Pública. Trabalha para o desenvolvimento e para a modernização da administração pública.

Na área de formação, conta com a Escola de Governo e Administração Pública (Egap), que é um centro de capacitação de profissionais do setor público, para o exercício da gestão pública.

Acompanhando a crescente necessidade de capacitação na administração pública, a Fundap iniciou em 2000 um trabalho de pesquisa e desenvolvimento direcionado à educação a distância (EaD), passando a oferecer, em 2001, cursos nas áreas de finanças e orçamento, recursos humanos e licitação.

Nesse processo, a partir de 2002, vem ampliando a gama de cursos oferecidos, divulgados no sítio http://www.fundap.sp.gov.br.

 

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O que é EAD

EaD é, por definição, um processo educativo em que a aprendizagem é realizada com a separação física geográfica e/ou temporal entre participante (aluno) e formador (especialista). Esse distanciamento pressupõe um processo de comunicação que induz à aprendizagem mediante a utilização de um conjunto de recursos tecnológicos que ultrapassa a comunicação oral.

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos nos últimos anos permitiu que grande parte dos computadores em uso troquem informações por meio de imagens, áudio e texto e criou condições novas e extremamente atraentes para o estabelecimento da Internet, e das tecnologias a ela associadas, como um suporte ideal para a educação e o ensino a distância.

Os termos educação a distância e ensino a distância têm sido utilizados de modo indiscriminado por diversos estudiosos mas, na prática, há diferenças relevantes entre os dois conceitos. O conceito de ensino está mais associado às atividades de instrução, transmissão de informações, adestramento e treinamento. O conceito de educação refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o aprendiz a aprender a aprender, a saber pensar, a criar, a inovar, a construir conhecimentos, a participar ativamente de seu próprio crescimento. Há situações e objetivos que se esgotariam no ensino, mas a proposta mais abrangente e fundamental está, por certo, na educação (Landim, 1997).

A EaD, mediada por computador, é a modalidade educativa possibilitada pela disseminação de computadores pessoais e pela popularização da Internet. Nessa modalidade, os participantes/alunos estão fisicamente separados e o processo de aprendizagem é realizado fora do estabelecimento de ensino tradicional. Os participantes estudam no local que mais lhes convém e no seu próprio ritmo, podendo mais facilmente conciliar a aprendizagem com compromissos pessoais e profissionais.

Essa modalidade de educação requer a utilização de várias tecnologias educativas que facilitam tanto a aprendizagem, como a comunicação entre formadores e participantes. Estes são orientados por formadores (freqüentemente especialistas nos assuntos que ensinam), recebem materiais pedagógicos que permitem estudar onde e quando preferirem, e são avaliados por meio das interações na comunidade de aprendizagem entre formador e participantes e entre estes.

Nos cursos a distância interessa conhecer, discutir e aprender a usar além da informação e dos conteúdos específicos também os recursos para pesquisar, armazenar e gerenciar o conhecimento.

Todas essas etapas visam a tornar o participante cada vez mais crítico em relação a seus desempenhos e a fazer com que consiga construir, de modo autônomo e responsável, as novas competências que necessite.

O computador, assim, é usado em toda a sua potencialidade: como instrumento de construção e difusão de saberes novos e de qualidade em todas as áreas.

No Curso de Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo, os participantes terão acesso a materiais de apoio pedagógico produzido por especialistas reconhecidos na área.

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Principais características

Os programas de EaD oferecem inúmeras vantagens, com destaque para os seguintes traços específicos:

    atingem grandes públicos;

    alcançam pessoas em diferentes locais;

    atendem os interessados, sem exigir deslocamentos ou horários fixos, o      que, além de economizar tempo, também implica redução significativa      nos gastos com transporte, hospedagem etc.;

    favorecem a formação de comunidades virtuais de aprendizagem por      áreas de interesse um fator importante para dinamizar o aprendizado e      colaborar para a fixação de novos conteúdos;

    flexibilizam o ritmo de estudo e permitem que cada participante use os       seus próprios horários, como lhe pareça mais conveniente (o curso       permanece disponível por 24 horas);

    extraem máximo rendimento dos recursos instalados de comunicação      pela Internet, que se tornam, assim, efetivo instrumento para aprimorar      a formação e para promover o desenvolvimento da administração pública.


Comunidades virtuais de aprendizagem

Comunidade virtual de aprendizagem é o nome que se dá ao grupo de pessoas que cria e dinamiza redes de aprendizagem colaborativa, das quais participam pessoas que partilham idéias ou tarefas semelhantes ou que estejam engajadas em atividades comuns. As comunidades virtuais de aprendizagem são hoje uma das ferramentas mais poderosas para discutir idéias e construir conhecimento atualizado, em que se somam as experiências de muitas pessoas.

No caso do Curso de Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo, chamamos de "comunidade" o espaço que se oferece para que o participante apresente os problemas que tenha e para cuja solução ele pede a ajuda dos demais membros do grupo. A comunidade é o espaço para trocar idéias e superar dificuldades.

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Curso tutorial modulado

Nos cursos tutoriais modulados – como o Curso de Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo –, a informação é oferecida em uma seqüência específica de módulos, planejada por critérios pedagógicos. Cada módulo está organizado em subcampos: conteúdo, tema, exercícios, apontamentos, atividades complementares, pesquisa e saiba mais.

Sugerimos ao participante que obedeça à seqüência dos módulos, a fim de melhor aproveitamento no curso. No entanto, essa é apenas uma sugestão; o participante pode seguir outra ordem que lhe pareça mais conveniente, uma vez que ele é responsável por seu aprendizado e pode escolher por onde começar, quando, o que e como prefere estudar.

Com os módulos, o curso oferece os meios para que se organize uma comunidade virtual – espaço de aprendizagem colaborativa, para discutir e resolver problemas.

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Modelo andragógico*

A andragogia é a disciplina que estuda a educação e a aprendizagem de adultos. Conforme o modelo andragógico:

          •  o adulto gosta de interferir e tomar decisões sobre o conceito e o              desenrolar do curso. É o aprender por meio do fazer (o aprender              fazendo);

          •  o adulto não se satisfaz em ser mero repetidor de cultura; ele              anseia em produzir cultura por meio de seu próprio desenvolvimento;              para isso, é necessário que ele busque descobrir a importância da              formação contínua, do autoconhecimento e da autonomia;

          •  o adulto é portador de uma experiência que o distingue das              crianças. Nas capacitações, muitas vezes são os adultos, com suas              experiências, que contribuem com o recurso mais rico para as suas              próprias aprendizagens;

          •  o adulto aprende o que realmente precisa saber (aprendizagem para              a aplicação prática na vida diária). Os adultos estão dispostos a              aprender quando compreendem a sua utilidade, quando o ato de              aprender satisfaz aos seus interesses e às suas necessidades e,              conseqüentemente, quando contribui para resolver os problemas              reais de sua vida pessoal e profissional;

          • para o adulto, a vontade de aprender não pode ser explicada por              mudança de conduta em decorrência de um estímulo externo. Para              aprender, o adulto interpreta a realidade de acordo com a sua              história e, a partir dessa interpretação, passa a internalizar algo (o              produto da significação); são os fatores de ordem interna que criam              circunstâncias para ele se motivar a aprender (auto-realização,              auto-estima, qualidade de vida etc.).

Dados esses pressupostos andragógicos, nos cursos tutoriais modulados da Fundap/Egap como o Curso de Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo , promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Seads), a informação é oferecida numa específica seqüência de módulos, planejada por critérios andragógicos, ou seja, cada módulo está organizado em subcampos: conteúdo, tema, exercícios, apontamentos, atividades complementares, pesquisa e saiba mais. Embora seqüencial, o participante pode seguir essa ordem, ou qualquer outra que lhe pareça mais conveniente. O participante é responsável por seu aprendizado e pode escolher por onde começar, quando, o que e como preferir estudar. Nesse curso, os mediadores não decidem o quê, quando e como os alunos devem aprender cada assunto ou habilidade.

No curso, não existe bloqueio de módulos e o modelo não obriga o participante a seguir uma seqüência linear, uma vez que a vontade de aprender não pode ser explicada por mudança de conduta em decorrência de um estímulo externo. Para aprender, o indivíduo interpreta a realidade de acordo com a sua história e, a partir dessa interpretação, passa a internalizar algo (o produto da significação).

Com os módulos, o curso oferece um dos meios para que se organize uma comunidade virtual de aprendizagem espaço de aprendizagem colaborativa  -, para discutir o conteúdo programático do curso e resolver problemas do dia-a-dia de trabalho dos participantes.

Nessa comunidade, a presença de um mediador é indispensável para a existência da comunidade. Ele aparece não como detentor da informação e único responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, mas como indivíduo em posição de igualdade ao lado dos demais participantes da comunidade.

Nesse espaço, todos participantes e mediadores técnicos detêm conhecimentos específicos, diferenciados e relevantes. Todos são co-autores e co-produtores do seu próprio conhecimento e, também, ambos são co-autores e co-produtores do que está sendo produzido e incorporado no ambiente, em um movimento contínuo e recursivo. A mediação vem ao encontro da proposta que procura romper e superar o paradigma da contradição mediador-participante.

Por fim, acreditamos que é na interação, entre seus pares, que os participantes realmente aprendem.

* Retirado de TAVARES-SILVA, Tania. A Educação baseada no paradigma da produção    em massa, de servidores do Estado de São Paulo, via cursos on-line: a comunidade    virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de    pensar, interagir e construir do aprendiz. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de    São Paulo/Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, 2006 (Tese de    Doutorado), 295 p.

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Ambiente híbrido*

O grande desafio do Curso de Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo era promover a capacitação em massa de gestores municipais, operadores do programa, membros e demais colaboradores, via cursos on-line, mas potencializando a capacidade de pensar e criar do aprendiz.

A solução encontrada foi a construção de um curso a distância on-line tendo a comunidade virtual de aprendizagem como recurso de interação. Essa solução compreende um ambiente híbrido de aprendizagem, que permite a interação entre formadores (mediadores técnicos e mediadores pedagógicos) e participantes, e entre estes, condição essencial à construção do conhecimento.

O ambiente é constituído por:

    um tutorial, que contempla o conteúdo teórico do curso, composto de      seis módulos, pedagogicamente estruturado, de forma a estimular a      aprendizagem autônoma e responsável; e

    uma comunidade virtual de aprendizagem, que busca oferecer      condições e subsídios para a proposição de ações efetivas às práticas      administrativas, no contexto proposto pelo Programa Bolsa Família,      favorecendo, sempre que possível, o trabalho intersetorial,      multifuncional e multidisciplinar.

Essa comunidade está amparada por mediadores técnicos e mediadores pedagógicos, os quais promovem o diálogo, a reflexão e a colaboração entre pares.

A análise das interações na comunidade virtual de aprendizagem evidenciará que o curso:

    será um canal de capacitação contínua, com informações      contextualizadas com a prática diária dos participantes;

    terá as informações atualizadas sistematicamente, pois a comunidade       realimentará o tutorial, num processo contínuo, que retorna para a       comunidade, favorecendo, também, a gestão do conhecimento em       governo;

    consolidará uma rede de colaboração, via comunidade de       aprendizagem, que potencializará a capacidade do participante de       adaptar-se criticamente a novas situações;

    contribuirá para o sentimento de empowerment nos participantes,       pelo reconhecimento de suas contribuições;

    descobrirá novos talentos entre seus participantes, uma vez que a       experiência mostra que o conhecimento que se deseja incrementar       encontra-se, de algum modo, imerso em sua própria estrutura. Os       especialistas existem, porém estão incógnitos e, possivelmente,       ignorados. A criação da comunidade virtual de aprendizagem pode ser       a grande chance de resgatar o potencial intelectual e humano de       seus participantes, valorizando a capacidade de pensar, de criar e de       se relacionar que eles detêm!

* Retirado de ZAHED-COELHO, Suzanete. A Construção de um curso a distância on-   line para capacitação em massa, com a comunidade virtual de aprendizagem como    recurso de interação: uma experiência do governo do Estado de São Paulo. São    Paulo: Universidade Mackenzie, 2005 (Dissertação de Mestrado).

Suportes andragógicos da Comunidade de Aprendizagem e de Prática da Fundap*

A Comunidade Virtual de Aprendizagem e de Prática da Fundap encontra-se sustentada por cinco suportes pedagógicos fundamentais:

1º) criação de um curso na abordagem broadcast (que apresenta o conteúdo/foco – assunto de interesse comum a ser discutido entre os integrantes da comunidade – contextualizado, significativo; e pedagogicamente estruturado e em constante construção, de forma a estimular a aprendizagem autônoma a todos os participantes);

2º) adoção do modelo andragógico (a aprendizagem adquire uma característica mais centrada no adulto, na sua experiência, na sua independência e na sua autogestão);

3º) mediação pedagógica e técnica (facilita o processo de ensino-aprendizagem, incentiva a interação nos fóruns de discussão e auxilia o participante a descobrir seu potencial intelectual);

4º) efetiva contribuição dos participantes (cada aprendiz torna-se agente de busca e construção do conhecimento, vindo a ser co-responsável e co-autor do seu aprendizado pessoal, profissional e do grupo do qual faz parte); e

5º) aprendizagem continuada e colaborativa (mesmo após o encerramento do curso, os participantes continuam tendo acesso à Comunidade Virtual de Aprendizagem, tornando esse espaço disponível aos participantes em seu dia-a-dia de trabalho, como um meio de aprimorar seus conhecimentos técnicos e seu desempenho profissional).

Esses suportes pedagógicos que sustentam a Comunidade Virtual de Aprendizagem e, conseqüentemente, a educação no paradigma da produção em massa podem ser considerados recursos significativos para facilitar o processo de construção do conhecimento dos participantes, uma vez que possibilitam a troca de informações contextualizadas e atualizadas com a prática diária dos servidores, pois a comunidade realimenta o conteúdo do curso num processo contínuo; consolidam uma rede de colaboração, que potencializa a capacidade do servidor de se adaptar criticamente a novas situações; contribuem para o sentimento de empowerment nos servidores, pelo reconhecimento de suas contribuições; e levam a descobrir novos talentos. Os especialistas existem, porém estão incógnitos e, possivelmente, ignorados. A criação da comunidade virtual de aprendizagem pode ser a grande chance de a administração pública resgatar o potencial intelectual e humano de seus servidores, valorizando a capacidade de pensar, de criar e de se relacionar que eles detêm!

* Retirado de TAVARES-SILVA, Tania. A Educação baseada no paradigma da produção    em massa, de servidores do Estado de São Paulo, via cursos on-line: a comunidade    virtual de aprendizagem como recurso para valorizar e resgatar a capacidade de    pensar, interagir e construir do aprendiz. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de    São Paulo/Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, 2006 (Tese de    Doutorado), 295 p.

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Objetivos gerais

Capacitar gestores municipais, coordenadores, técnicos que operam o Sibec e o CadÚnico do Programa Bolsa Família, executores das condicionalidades das áreas da saúde e da educação e membros da Instância de Controle Social (ICS) para o aprimoramento da gestão do PBF no processo de acompanhamento e controle das ações do Programa.

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Público-alvo

O Curso de Capacitação para Gestão e Aprimoramento do Programa Bolsa Família no Estado de São Paulo destina-se aos gestores municipais, coordenadores, técnicos que operam o Sibec e o CadÚnico do Programa Bolsa Família, executores das condicionalidades das áreas da saúde e da educação e membros da Instância de Controle Social (ICS) para o aprimoramento da gestão do PBF no processo de acompanhamento e controle das ações do Programa.

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Programa

Módulo 1: O Programa Bolsa Família – PBF

Organização do programa

Módulo 2: O PBF no contexto da política pública de assistência                    social

Política Nacional de Assistência Social
Política Estadual de Assistência Social

Módulo 3: Cadastro único (CadÚnico)

Critérios de elegibilidade das famílias
Procedimentos

Módulo 4: Gestão de benefícios

Tipos de benefício
Operacionalização do programa (Sibec)

Módulo 5: Acompanhamento das famílias

Condicionalidades
Programas complementares

Módulo 6: Fiscalização e controle social

Fiscalização
Instâncias de controle social



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Número de participantes

Máximo de 300 alunos por turma.

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Como fazer sua inscrição

Veja o Roteiro de inscrição.

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Pré-requisitos

O participante do curso deve:

  •  ter acesso regular diário à Internet, com conexão estável;

  •  dispor do programa Internet Explorer, versão 5 ou superior, instalado;

  •  possuir o programa Adobe Acrobat, disponível para download no curso;

  •  ter um endereço eletrônico próprio, ativo e regular;

  •  possuir noções de navegação pela Internet;

  •  ter boa prática com o correio eletrônico; e

  •  estar habituado a "baixar arquivos" (fazer download).

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Estrutura e conteúdo

A estrutura modular do curso permite atender a uma clientela bastante heterogênea, desde os participantes que começaram a trabalhar na área até os que necessitam ou queiram atualizar-se.

Por ser oferecido pela Internet, o curso fornece espaço e condições ideais para a formação de redes de aprendizagem colaborativa, nas quais os participantes podem trocar informações e experiências, e partilhar idéias. Aos mediadores técnicos (especialistas) cabem as funções de mediar e facilitar o aprendizado, e de incentivar a formação da comunidade virtual do curso. Espera-se que a rede colabore para que os participantes adaptem-se mais rapidamente à novidade da educação a distância e empenhem-se cada vez mais, com os mediadores, em resolver os problemas propostos, servindo-se da própria experiência e da experiência que se acumula no próprio grupo, com espírito livre, criativo e colaborativo.

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Material didático

Durante o curso, o participante contará com:

    materiais didáticos organizados para o aprendizado com autonomia; e

    sugestões de páginas a serem visitadas na Internet e de bancos de dados      e informações para pesquisa na rede.

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Atestado e Certificado

Atestado
Terá direito a receber o “Atestado de Participação” o aluno que registrar acesso a todos os módulos do curso, além de efetiva participação na comunidade virtual de aprendizagem, com o envio de dez ou mais mensagens de conteúdo técnico no período do curso. Mensagens postadas no fórum “café” não são consideradas para essa contagem.

Certificado
Terá direito a receber o Certificado do curso, como colaborador da comunidade virtual de aprendizagem, o participante que até o dia 30/7/2007 tiver, além do acesso a todos os módulos do curso, interagido na comunidade de aprendizagem com o envio de 100 ou mais mensagens de conteúdo técnico, questionando ou colaborando com os colegas da comunidade.

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Duração e carga horária

Nos cursos a distância, não há horários fixos. O desenvolvimento do curso é feito totalmente pela Internet e estará disponível 24 horas por dia, todos os dias. Para cumprir satisfatoriamente as atividades propostas no curso, recomenda-se que o participante reserve, ao menos, cerca de uma hora por dia útil. Se adotar esse ritmo de estudo, o participante completará o curso em 40 horas aula/participação na Comunidade do curso.

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Para obter o máximo rendimento

Para que se obtenha máximo rendimento em cursos a distância, espera-se do participante:

    autonomia intelectual e pensamento crítico;

    capacidade para bem equacionar e resolver problemas;

    competências para interagir em comunidade virtual de aprendizagem;

    iniciativa e capacidade de organizar-se para cumprir as tarefas no       tempo e nas condições necessários para o melhor aprendizado.