Fundap

A Fundap é um órgão de consultoria, formação e pesquisa, vinculado ao governo do Estado de São Paulo. Trabalha para o desenvolvimento e para a modernização da administração pública.

Na área de formação, conta com a Escola de Governo e Administração Pública (Egap), que é um centro de capacitação de profissionais do setor público para o exercício da gestão pública.

A Egap/Fundap é parceira dos diversos órgãos do Estado - secretarias, autarquias, fundações e empresas -, tanto na definição de objetivos e metas de qualificação de recursos humanos como na sua realização.

Os programas de formação da Egap/Fundap - oferecidos nas modalidades presencial e a distância - utilizam metodologia que enfatiza a prática do trabalho, com base em conceitos e ferramentas necessários para definir e superar os problemas que afetam o desempenho do serviço público.

Para mais informações, acesse: http://www.fundap.sp.gov.br/apresescola.asp

topo | voltar
Metodologia

A abordagem pedagógica que referencia os trabalhos em sala de aula contempla o construtivismo e a pedagogia por competências, cujos princípios são a consideração pelo saber e a experiência do participante, visando a estimular o potencial criativo do indivíduo para que ele aplique o aprendido em situações reais de trabalho.

Nessa abordagem há a preocupação em considerar e trabalhar os interesses e os problemas trazidos pelos participantes para a sala de aula, bem como os conhecimentos acumulados durante sua vivência profissional e pessoal. Esses aspectos são utilizados pelos professores do programa para definir e conduzir o processo de ensino-aprendizagem e se constituem em elementos facilitadores para o envolvimento, a participação e o clima motivacional entre os participantes.

Com o objetivo de fixar conteúdos e garantir sua aplicação na realidade de trabalho dos participantes, a metodologia do curso prevê, além do embasamento teórico-conceitual e prático, também um processo de avaliação permanente e de caráter formativo através de trabalhos em grupo, simulações de pregões por meio eletrônico e, ainda, dinâmicas desenvolvidas em sala de aula, que trabalharão diretamente com os problemas práticos do dia-a-dia, apresentados pelos próprios participantes.

Assim, serão debatidos com os participantes todos os procedimentos de recepção de materiais, incluindo o papel do recebedor, responsabilidades, atribuições, padronização de procedimentos de trabalho, instrumentos de trabalho e sugestões para facilidade de desempenho. Também serão feitos exercícios práticos de recepção de materiais e desenvolvidas dinâmicas de grupo.


topo | voltar
Estrutura bimodal

O curso possui uma estrutura bimodal (curso presencial apoiado por um Tutorial Web).

O Tutorial Web, além de possibilitar a inscrição e pagamento on-line (matrícula), também permite o acesso ao material didático do curso (apostilas, slides, legislação, comunicados, etc.), para que os participantes, após comprovação do pagamento, façam a impressão do material que será utilizado em sala de aula.

Após curso presencial, o Tutorial Web cria um canal de comunicação com os ex-alunos (atualização da apostila, legislação, divulgação das mudanças recentes, alteração do cadastro do aluno, divulgação de novos cursos, etc.), possibilitando, com isso, a aprendizagem continuada após curso presencial.Com esse canal de comunicação criamos circunstâncias para que as informações, após curso, estejam sempre atualizadas.


topo | voltar
Objetivos gerais

Capacitar os servidores e empregados públicos responsáveis pelas compras e recebimento de materiais do Governo do Estado de São Paulo, objetivando conferir melhor qualidade ao processo de recepção de materiais.


topo | voltar
Público-alvo

Servidores e empregados públicos estaduais que atuam na área de compras e de recepção de materiais.



topo | voltar
Número de participantes

Máximo de 40 pessoas por turma.

topo | voltar
Local de realização

Fundap - Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Rua Alves Guimarães nº. 429. Cerqueira César – São Paulo. CEP: 05411-902).


topo | voltar

Estacionamento

A Fundap não dispõe de vagas no seu estacionamento. Existem vários estacionamentos particulares nas proximidades que o participante poderá fazer uso, arcando com os custos.


topo
| voltar
Programa

O programa a ser oferecido corresponde a 16 horas/aula e compreende:

1. análise e fluxograma do processo completo de aquisição de bens;
2. procedimentos e cuidados relativos à recepção de materiais;
3. análise dos aspectos tributários e fiscais;
4. inspeção e aplicações de sanções;
5. características do recebedor.

topo | voltar
Material didático
Não será distribuído material didático em sala de aula para o curso, pois o mesmo estará disponível neste espaço após o interessado realizar a inscrição e o pagamento do curso. Esse material deverá ser impresso por cada participante, uma vez que será utilizado em sala de aula.

Observação: Todo o material didático produzido no Curso de Recepção de Materiais será de propriedade da Fundap.

topo
| voltar
Pré-requisitos para fazer download dos materiais do curso

• Ter acesso à Internet, com conexão estável;

• Ter noções de navegação pela Internet;

• Estar habituado a "baixar arquivos" (fazer download);

• Dispor do navegador Internet Explorer (versão 5.0 ou superior) ou Mozilla      Firefox (versão 2.0 ou superior) instalado no computador;

• Possuir o programa Adobe Reader instalado. Para baixar esse programa    clique aqui;

• Dispor do programa Winrar ou outro descompactador de arquivos instalado.      Para baixar o Winrar clique aqui.

topo | voltar

Duração, carga horária e horário das aulas

Turmas ofertadas:
  Dias Horário das aulas
Turma única 20 e 21/06/2011 08h30 às 17h30

As aulas serão ministradas nas dependências da Fundap em período integral, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, no primeiro e segundo dia, totalizando a carga horária de 16 horas.

Atenção: Cada turma terá no máximo 40 alunos. O curso será realizado após o preenchimento dessas vagas. Assim, se o participante efetuar o pagamento em determinada turma, mas o número total de vagas não for preenchido, esse será avisado via e-mail, com antecedência, da nova data de realização do curso.


topo
| voltar
Investimento e orientações de pagamento

O Curso de Recepção de Materiais é pago (valor de R$ 560,00 por aluno). O pagamento poderá ser feito exclusivamente por Boleto Bancário ou Nota Fiscal Eletrônica. Salientamos que essas serão as duas únicas formas aceitas para realizar a inscrição e matrícula do curso, não sendo válida a opção do “depósito em conta bancária”.

- O interessado que optar pelo pagamento via Nota Fiscal Eletrônica deverá ter, já no ato da inscrição, o “número” da Nota de Empenho. Sem esse dado a inscrição do servidor não será efetivada. Nesse caso, o interessado NÃO deve optar pela emissão do Boleto Bancário para reservar a vaga, pois esse procedimento não será válido se não houver o pagamento do boleto cinco dias antes do início do curso, ou seja, a inscrição será automaticamente excluída da turma e, conseqüentemente, o interessado não poderá realizar o curso.

- A Nota Fiscal Eletrônica será enviada pela Fundap após a conclusão do curso com vencimento para 30 dias.

- Caso o participante necessite de recibo, deverá solicitá-lo com antecedência (no primeiro período do curso). Os recibos solicitados serão entregues impreterivelmente ao final do curso.


topo
| voltar
Certificação

No final da última aula do Curso de Recepção de Materiais serão entregues os certificados aos alunos que participaram ativamente das atividades propostas no curso e que tiveram 100% de comparecimento ao total previsto de 16 horas.

Observação: o certificado será entregue ao participante que tiver efetuado o pagamento do boleto bancário. Caso o pagamento seja efetuado após o curso, o certificado deverá ser retirado no Setor de Apoio a Eventos da Fundap.

Setor de Apoio a Eventos da Fundap:
Rua Alves Guimarães, 429 - Térreo
Cerqueira César
Cep: 05410-000


topo
| voltar